Pesquisar no site


Contato

Capoeira-aruandaaruande

031 8725-8084

E-mail: joaopequeno28@hotmail.com

Calendário de eventos

FESTIVAL CULTURA NEGRA

20/11/2011 19:30

Encontro dos bambas 2011 em Ipatinga-MG

13/08/2011 14:00
1 CAMPANHA DE CONBATE AS DROGAS DIREÇAO PROF JABUTI

EVENTO

17/07/2011 17:15

COISA NOSSA

sistema de graduaçao

18/07/2011 13:08

INSTRUMENTOS

17/07/2011 20:43

INSTRUMENTOS NA CAPOEIRA

A partir de uma época, a capoeira começa a ser apresentada, a través de imagens, com instrumentos musicais.

Em uma roda de capoeira e normal encontrar 3 Berimbaus, um Pandeiro, um Atabaque e ás vezes un Agogo.

Berimbau – é o instrumento que comanda a roda de capoeira. É um instrumento de uma só corda composto por uma verga de madeira (Biriba), um arame, uma cabaça, um caxixi (chocalho artesanal), uma baqueta e para emitir os sons é utilizado uma pedra ou dobrão (moeda de cobre).

Normalmente são utilizados três berimbaus simultâneos na roda, um Gunga ou Berra-Boi, um Médio e um Viola que possuem sons que se vão tornando mais agudos gradualmente. O que dá diferentes nomes aos berimbaus é a diferença no tamanho das suas cabaças sendo que o viola possui a menor cabaça e o gunga a maior cabaça. Portanto, a definição   do tipo do berimbau que está a ser tocada depende diretamente dos outros berimbaus presentes na roda.

Atabaque – Instrumento muito antigo de origem oriental, presente entre os Persas e os Árabes e muito divulgado posteriormente em África. Chegou ao Brasil introduzido pelos Portugueses para ser usado em festas e procissões de origem religiosas. Posteriormente, torna-se um dos componentes do ritmo da roda de capoeira. É o principal instrumento de percussão da roda, marcando o ritmo e facilitando a sincronia entre os três berimbaus.

 

Pandeiro – Utilizado na velha Índia e Península Ibérica na idade média em festas de bodas, casamentos e outras cerimonias religiosas. Foi introduzido no Brasil, também, pelos portugueses e utilizado, posteriormente, em rodas de samba e em rodas de capoeira, sendo um instrumento de percussão geralmente mais agudo que o atabaque.

 

Agogô –  Foi introduzido no Brasil, pelos africanos, sendo o termo “agogô” pertencente à língua nagô e significa "sino". É utilizado em festas populares, cerimonias religiosas Afro-Brasileiras e na capoeira. É um instrumento de ferro tocado com auxílio de uma baqueta sendo, hoje em dia, o instrumento de percussão mais agudo da roda de capoeira, samba de roda e maculelê.